quinta-feira, 23 de julho de 2015

Bolo de Framboeas, Amoras e Mirtilos

Ontem a Teresa do blog Lume Brando partilhou esta receita que me deixou logo com vontade de dar uso a muitos frutos vermelhos que tenho congelados do meu jardim.
A receita original só levava framboesas e mirtilos, mas eu acrescentei também algumas amoras.
Um bolo muito simples de fazer e que fica uma delícia. A experimentar com outros frutos em breve.





Ingredientes:
3 ovos L (usei 4 ovos caseiros M)
180 g + 2 c. de sopa de açúcar
90 g de azeite suave ou frutado
180 g de farinha
1 c. de cha de fermento em pó
125 g de mirtilos frescos (usei 100 g congelados)
125 g de framboesas frescas (usei congeladas)
50 g de amoras (congeladas)
raspa de 1 limão
açúcar em pó para polvilhar


Preparação:
Numa taça, bata o açúcar, com o azeite e a raspa de limão usando uma vara de arames ou colher de pau. Adicione os ovos, um de cada vez, mexendo bem. Junte a farinha e o fermento e envolva suavemente. Verta a massa na forma ou tarteira previamente untada. Espalhe as amoras, as framboesas e os mirtilos. Polvilhe com o restante açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 45 minutos. Sirva morno ou frio polvilhado com açúcar em pó.
Pode acompanhar com iogurte grego natural ou natas batidas.




Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Está mesmo muito apetitoso, eu adoro bolos com fruta!

    ResponderEliminar
  2. Que bolo tão bom! E nem sequer precisa de batedeira! Fantástico! Acho que vou fazer ainda hoje! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes bolos assim, mas que lindas fotos, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fui a correr fazer e estou neste momento a comer uma fatia! ;) É uma delícia e super simples de fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que delícia! Este ano pela primeira vez consegui ter framboesas... meia chávena, mas bom, melhor que nada! :D

    ResponderEliminar
  6. Uma absoluta maravilha Fátima. Tem todos os sabores que adoro e o aspecto é perfeito!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: