quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Granola

Faz tempo que eu ando tentada a experimentar fazer granola em casa. Mas ia adiando.
Cada vez que via um post com ela, pensava, é desta que vou fazer. Mas mesmo assim demorei mais de um ano para me decidir.
Estava difícil, mas desta vez sim, saiu a minha primeira granola caseira.
As miudas adoraram, e parece-me que muito em breve vou ter de fazer nova dose.
Muito bom para comer com iogurte ao pequeno almoço, ao lanche ou quando nos apetecer.





Ingredientes:
400 g de flocos de aveia integrais
200 g de amêndoa com pele
50 g de nozes partidas em quartos
50 g de coco ralado
100 g de sementes de abóbora
50 g de sementes de girassol
50 g de sementes de sésamo
50 g de sementes de linhaça castanha
100 g de arandos (cranberries) desidatrados (ou passas)
2. c de chá de canela em pó
150 g de mel de rosmaninho
40 g de açúcar amarelo
0.5 dl de azeite virgem extra
0.5 dl de óleo de girassol


Preparação:
Numa taça, junte a aveia os frutos secos e as sementes.
Num tachinho, leve ao lume o mel, o açúcar, o azeite e o óleo. Quando levantar fervura, retire do lume.
Regue a mistura de aveia com o preparado de mel. Mexa bem com uma colher ou com as mãos.
Coloque esta mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal ao forno pre-aquecido a 160ºC, durante 1 hora. Mexa a cada 10 minutos e tire do forno assim que estiver dourado.
Deixe arrefecer e junte os cranberries desidratados (ou outro fruto). Guarde em frascos.



Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Podemos adiar mas depois de experimentar acho que já não queremos outra! Não se compara com a de compra e em casa podemos fazer dezenas de combinações! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro granola , aqui em casa até os homens comem.
    A tua ficou bem ao meu gosto

    ResponderEliminar
  3. bem também ando tentada há imenso tempo! Está fantástica esta granola :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fatima, eu faço muitas vezes.
    É tão versátil e tão mais saudável que a de compra.
    Adoro!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Faço sempre em casa, muito mais saudável e podemos usar os ingredientes que mais gostamos. Adoro.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É tão boa granola caseira.
    Eu adoro :)
    Muito mais saudável e dá sempre para fazer as variantes que queremos!
    A tua está com óptimo aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu também ando a adiar o dia de a fazer mas tenho de começar a pensar mesmo em fazer, sempre que a vejo adoro o resultado :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: